Pular para o conteúdo principal

O pré-conceito nosso de cada dia

“… eu vejo a vida melhor no futuro, eu vejo isso por cima de um muro de hipocrisias que insiste em nos rodear…”

Ouvindo a rádio Itapema-FM, por livre e “momentânea” vontade um refrão me chamou a atenção: “… porque não há tempo que volte amor, como diz a linda canção…”. E, devido a algazarra ao redor, só conseguia identificar este refrão, repetido umas 30 vezes. Em um primeiro momento pensei “putz, o Jota Quest fodeu com a música, se estive morto, o Lulu Santos estaria se mexendo no túmulo”. E o pensamento continuou: “só pode ser música-tema de Malhação e a banda enfiou a frase do Lulu Santos na música para tocar massivamente nas rádios e se promover”. Ou seja, criei toda uma história em volta da música, baseado no que tinha escutado em meio ao “caos”. Mais tarde, ao ouvir com os ouvidos limpos, descobri que quem canta a tal música é o Nando Reis (abrindo um parênteses, a voz de taquara rachada até que é bem parecida com a do Rogério Flausino). Então, assistindo o vídeo percebi que não é bem assim, a letra até que é legal, apesar de ainda achar que ele exagerou um pouco em repetir o refrão.

“… atire a primeira pedra quem nunca atirou… deve ser o que chamam telhado de vidro…”

Enton fiquei pensando no tempo em que eu era fã (de carteirinha) dos Engenheiros do Hawaii e amava as letras do Humberto Gessinger. Quer mais chupação literária de filósofos como Camus, Sartre, entre outros? Ah, mas Engenheiros pode…

E o que dizer dos pré-conceitos que fazemos das pessoas? Quem nunca observou alguém e pensou: “bah, não gostei dessa criatura, parece ser chata” e aí, em um dia chuvoso e sem outra pessoa com quem conversar, tu vai e se aproxima da pessoa (já que não tem tu, vai tu mesmo) e descobre que ela é uma pessoa bacana e tem coisas em comum contigo. É a velha história de julgar um livro pela capa. Pode parecer um chavão, mas é bem isso, volta e meia julgamos pessoas pela sua aparência, uma música pelo seu refrão ou pelo canal em que ela toca e faz sucesso. Putz, e quem sou eu para julgar a novela Malhação quando tenho mp3 do Menudo em meu computador? Bah, me entreguei. Mas são apenas duas músicas tá, e dentro de um contexto e aí têm um significado todo especial.

Mas esta é a vida e nossa realidade. Volta e meia julgamos coisas e pessoas pelo que nos representam, mas em verdade vos digo que não podemos identificar a personalidade de alguém a partir de uma expressão, seus trejeitos ou roupas que usa. Cada um tem seu próprio mundinho e sentimentos. Como já dizia o Caetano Veloso: “Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é”.

“Os homens em geral julgam mais com a vista do que com o tato, eis que ver é dado a todos, sentir, a poucos.” MAQUIAVEL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aníbal - Carência (1989)

Aníbal foi um cantor que surgiu em 1989 e, aparentemente, lançou somente um disco. Foi um som que marcou minha adolescência e traz lembranças da terrinha (Ijuí/RS), dos amigos. Para quem quiser conferir, pode baixar o arquivo no 4Shared ( clique aqui ).  

Qual é a maior dificuldade do ser humano?

Pensa rápido: qual é a maior dificuldade do ser humano? Pensou? Bom, eu também não sei, por isso mesmo que perguntei. Mas sinto que as pessoas tem muita resistência à mudança. Não estou falando simplesmente sobre mudar de endereço ou de emprego, mas sim na mudança de hábitos e, principalmente, mudar aquilo que nos deixa infelizes, angustiados ou simplesmente aquele sentimento de insatisfação que vai corroendo por dentro. Ficamos acomodados em nossas vidas mesquinhas, com medo de encarar o desconhecido e aquela situação que era para ser passageira vai se enraizando cada vez mais e, por fim, acaba tomando conta da nossa vida. Lógico, é mais fácil deixar tudo como está e ver no que vai dar do que arregaçar as mangas e ir à luta. “Os barcos estão mais seguros nos portos, mas não foi para isso que foram construídos.” Alguém pode dizer: "ah, melhor ficar com o pouco que tenho do que arriscar e ficar sem nada", ou então "por que começar de novo, numa nova Cidade ou Estado

Relógios exóticos

Os seres humanos começaram a contar as horas olhando para cima e definindo a posição do sol. Depois vieram as ampulhetas e os relógios de água. A identidade do criador do relógio mecânico é recheada de controvérsia. Para uns veio do Oriente, já que Carlos Magno teria ganho um mecanismo de medição de horas do califa de Bagdá. Para outros, foi um arcebispo de Verona em 800 d.C., e há quem atribua o fato para o Papa Silvestre 2º. O relógio de bolso surgiu em torno de 1.500 e credita-se a invenção do modelo de pulso a Santos Dumont e Louis Cartier (aqui também há gente que discorda do acontecimento). Seja lá quem foi o pai da sensação de estarmos atrasados, o relógio de pulso pode dizer muito da personalidade de quem usa, já que existem os modelos mais esportivos, outros mais clássicos e até mesmo os vintages. E é um campo fértil para os designers e tecnólogos, por isso selecionamos dez relógios totalmente diferenciados e com alguns a leitura de horas pode ser tão complicada quanto enten