Esta semana iniciou de forma interessante. Reza a lenda que os melhores passeios são aqueles que fazemos meio que no improviso, de uma hora para outra. E assim foi a ida para a terrinha. Estávamos planejando ir para Ijuí na sexta-feira, mas a previsão do tempo anunciava chuva para aquele final de semana, enton resolvermos ir na madrugada de segunda-feira mesmo.
Confesso que foi meio sinistro andar pelas ruas da cidade, uma sensação de novidade misturada com nostalgia e uma pitada de saudade. Muita coisa mudou na paisagem desde que fui embora, nos idos anos 90. Paisagem que mudou sem mudar. Sabe quando tu trocas os móveis de lugar e fica a sensação de mudança, mas no fundo nada muda? São os mesmos badulaques, mas em lugares diferentes. Esse foi meu sentimento. Inventaram algumas rótulas nas esquinas, o Brendler não é mais Brendler, a escadaria da Praça da República ganhou rampas de acesso para deficientes (boa sacada!) e a casa Jost ainda vive, assim com A Boa Compra. Fui ver pessoalmente a casinha de madeira que eu morava e é verdade mesmo: ela está de pé! E também fui ver onde meu pai morava – “...eu parei em frente ao portão/ nenhum cachorro me sorriu latindo...” – e fiquei feliz em ver que o pé de aritcum ainda está lá, solitário, mas firme.
E à medida que eu passava pelas ruas, flashes da adolescência surgiam na mente. Inevitável. E mesmo assim não me senti em casa, pelo contrário, me senti meio fora da casinha, sem saber bem para onde ir. Eu era o típico cachorro que caiu do caminhão da mudança. Estava tão ansioso para ir, mas a ansiedade foi maior para voltar. Até porque nossos gatinhos estavam sozinhos em casa, trancados.
Mas valeu pelas pessoas que revi, o abraço na minha mãe, pelo passeio em si e a comilança na casa italiana, no parque da ExpoIjuí. Sei que é pensamento de nhonho, mas se Deus fez alguma cousa melhor que comida guardou para ele. Tá, antes que alguém conteste sexo também é muito bom, mas isso é melhor conversar a dois, se é que tu me entende... rs.
Ah, e a previsão do tempo que era de chuva? Bom, na sexta-feira fez o sol mais lindo dos últimos tempos... coisas da vida.
Comentários
Postar um comentário