Pensa rápido: qual é a maior dificuldade do ser humano? Pensou?
Bom, eu também não sei, por isso mesmo que perguntei. Mas sinto que as pessoas tem muita resistência à mudança. Não estou falando simplesmente sobre mudar de endereço ou de emprego, mas sim na mudança de hábitos e, principalmente, mudar aquilo que nos deixa infelizes, angustiados ou simplesmente aquele sentimento de insatisfação que vai corroendo por dentro. Ficamos acomodados em nossas vidas mesquinhas, com medo de encarar o desconhecido e aquela situação que era para ser passageira vai se enraizando cada vez mais e, por fim, acaba tomando conta da nossa vida. Lógico, é mais fácil deixar tudo como está e ver no que vai dar do que arregaçar as mangas e ir à luta.
“Os barcos estão mais seguros nos portos, mas não foi para isso que foram construídos.”
Alguém pode dizer: "ah, melhor ficar com o pouco que tenho do que arriscar e ficar sem nada", ou então "por que começar de novo, numa nova Cidade ou Estado se aqui tenho quase tudo que preciso?". Mas o quase tudo quase sempre é quase nada e aí o tempo vai passando e esse argumento passa a ser desculpa para tudo. Aos poucos, sem perceber, nos tornamos pessoas amarguradas, tristes e nem nos damos conta disso. Até que em determinado ponto do caminho começamos a questionar nossas decisões. Olhamos para trás e lembramos as decisões que tomamos ou deixamos de tomar. Sim, porque quando temos que decidir algo, o fato de não tomar uma decisão ou atitude, por si só já é uma decisão.
Mudar significa encarar o desconhecido, como se fosse um passo no escuro que não sabemos onde vai dar. Na verdade, mudar é um passo no escuro rumo à beira do precipício. Realmente, ao aceitar a mudança corremos o risco de perder a "segurança" que temos e existe a possibilidade de tudo dar errado. Mas e daí, caiu? Ora bolas, levante e siga em frente. Comece de novo e de novo e de novo... É ruim? Mas é bom! É a vida!
Em um de seus livros, o mago Paulo Coelho diz "o medo de sofrer é pior que o próprio sofrimento" e eu diria mais, que quando isso passa uma constante em nossas vidas, deixamos de viver para meramente sobreviver. E os dias acabam ficando iguais, apenas mais um número riscado no calendário e aos poucos perdemos a emoção e a alegria de viver e conquistar.
Dramático demais? Exagerado? Quem sabe sim, até porque não sou o dono da verdade, mas sou o filho dele... hehe. No entanto, quando temos medo de mudar e buscar o desconhecido acabamos sim nos acomodando em nossa vidinha mais ou menos e nossos dias acabam perdendo a cor, parecendo com os tons cinza do outono.
“Todas as mudanças, mesmo aquelas pelas quais ansiamos, têm sua melancolia.”
ANATOLE FRANCE
Legal, retrata uma verdade, como a lei da fisica, para toda ação existe uma reação com a mesma ou maior intenção, este é o maior medo, qual seria esta reação.
ResponderExcluir