Pular para o conteúdo principal

Por que os homens só conseguem fazer "uma coisa de cada vez"?

Todos os estudos que pesquisamos confirmam: o cérebro masculino é especializado. Compartimentado. Configurado para se concentrar em uma atividade específica. Por isso, a maioria dos homens diz que só pode fazer uma coisa de cada vez.

Quando um homem pára o carro para consultar um mapa, o que faz primeiro? Desliga o rádio! A mulher, geralmente, não compreende isso. Se ela lê, ouve e fala ao mesmo tempo, por que ele não faz o mesmo? Por que ele insiste em que se desligue a televisão quando o telefone toca? "Por que ele não escuta o que eu digo quando está lendo jornal ou vendo TV?" - é uma queixa comum entre as mulheres do mundo todo.

A resposta é que, devido ao número menor de fibras conectoras entre os hemisférios e à compartimentação, o cérebro masculino é configurado para uma coisa de cada vez. Observe a imagem do cérebro de um homem enquanto ele está lendo, e você vai ver que ele fica virtualmente surdo. O cérebro feminino é configurado para tarefas múltiplas. A mulher atende um telefonema enquanto prepara uma nova receita e assiste à televisão. Ou dirige, retoca a maquiagem, ouve rádio e fala no telefone viva-voz. Se um homem estiver cozinhando e alguém lhe dirigir a palavra, ele provavelmente vai ficar uma fera, porque não consegue ler a receita e escutar ao mesmo tempo. Enquanto está se barbeando, precisa de silêncio, senão se corta. Quase toda mulher já foi acusada de ter feito o homem perder uma saída na estrada por estar falando com ele. Uma até nos disse que, quando está com raiva do marido, conversa enquanto ele faz algum conserto usando o martelo. E ele acerta a unha!

Por usarem ambos os lados do cérebro ao mesmo tempo, muitas mulheres - mais ou menos a metade delas - têm dificuldade em apontar qual é a mão esquerda e qual é à direita sem primeiro procurar uma indicação, como um anel ou um sinal. Os homens, ao contrário, como utilizam um lado do cérebro de cada vez, acham muito mais fácil identificar esquerda e direita. É por isso que mulheres em todos os cantos do mundo são criticadas por dizerem "dobre à direita", quando queriam dizer "dobre à esquerda".

Fonte: livro Porque os Homens Fazem Sexo e as Mulheres Fazem Amor - Allam e Barbara Pease

Comentários

  1. Ae Daniel.

    Acredito que o assunto faça sentido, pois quando estou no computador ou assistindo televisão não consigo entender nada que as pessoas falam na minha volta.

    Talvez isto esteja ligado ao nosso passado. As funções masculinas sempre foram mais técnicas, de concentração, vida ou morte. Já as mulheres, sem ser machista, possuíam funções como cuidar dos filhos, preparar refeições, e outras funções que geralmente se tornaram simultâneas.

    Enfim, assim como os mais jovens estão nascendo sem raiz p/ o dente siso, talvez os homens evoluam e consigam fazer múltiplas funções.

    ResponderExcluir
  2. Por fazerem muitas coisas ao mesmo tempo e que acontece desastres na cozinha kkkkk.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Aníbal - Carência (1989)

Aníbal foi um cantor que surgiu em 1989 e, aparentemente, lançou somente um disco. Foi um som que marcou minha adolescência e traz lembranças da terrinha (Ijuí/RS), dos amigos. Para quem quiser conferir, pode baixar o arquivo no 4Shared ( clique aqui ).  

Relógios exóticos

Os seres humanos começaram a contar as horas olhando para cima e definindo a posição do sol. Depois vieram as ampulhetas e os relógios de água. A identidade do criador do relógio mecânico é recheada de controvérsia. Para uns veio do Oriente, já que Carlos Magno teria ganho um mecanismo de medição de horas do califa de Bagdá. Para outros, foi um arcebispo de Verona em 800 d.C., e há quem atribua o fato para o Papa Silvestre 2º. O relógio de bolso surgiu em torno de 1.500 e credita-se a invenção do modelo de pulso a Santos Dumont e Louis Cartier (aqui também há gente que discorda do acontecimento). Seja lá quem foi o pai da sensação de estarmos atrasados, o relógio de pulso pode dizer muito da personalidade de quem usa, já que existem os modelos mais esportivos, outros mais clássicos e até mesmo os vintages. E é um campo fértil para os designers e tecnólogos, por isso selecionamos dez relógios totalmente diferenciados e com alguns a leitura de horas pode ser tão complicada quanto enten

Certa noite de chuva - David Coimbra

Chovia muito no último dia em que vi meu pai. Eu estava com oito anos de idade e padecia na cama com 40ºC de febre. Amígdalas. Meus pais tinham se desquitado havia já alguns meses. Eu, meus irmãos e minha mãe morávamos num apartamento de um quarto na Assis Brasil. Ele foi nos visitar e deparou comigo tiritando sob a coberta. Lembro com nitidez daquela noite, dele parado à soleira da porta do quarto, de pé, olhando-me, e minha mãe ao lado, com o papel da receita do médico na mão. Ele tomou a receita e ofereceu-se para ir à farmácia. Deu as costas para o quarto, mergulhou na escuridão do corredor e foi embora. Nunca mais o vi. Logo depois ele se mudou para outro Estado, no Centro-Oeste, e lá construiu o resto da sua vida. Um dia de 2001 alguém me disse: - Teu pai morreu ontem. E eu não sabia o que sentir. Não conto essa história com ressentimento. Porque acho que entendo o que aconteceu com meu pai, naquela noite de chuva. Ao sair do apartamento, ele de fato tencionava comprar o