Até uns dias atrás eu nunca tinha parado para ouvir esta música com "os ouvidos limpos", ou seja, escutar com atenção e tentar ver o que a música queria dizer. Na minha cabecinha de porongo, sempre achei que fosse uma canção de amor, uma linda canção de amor...
Mas a letra é ambígua e percebi isso assistindo um vídeo, onde o Leoni a canta e lá no meio ele diz: "cantada assim parece uma música delicada né? Vou cantar de outro jeito, vocês vão entender do que ela trata". E a música segue num outro ritmo, mais agressivo.
E escutando assim, com essa entonação, a máscara e o rosto trocaram de lugar. A impressão que tive foi de um amor possessivo, quase doentio. O refrão "Uh! Eu quero você como eu quero..." que outrora passava a sensação da vontade de querer alguém passou a ter um novo significado para mim. De que ela o queria sim, mas da maneira que lhe satisfaça, do jeito dela, sem respeitar a individualidade dele. E ainda diz mais: "... longe do meu domínio, você vai de mal a pior, vem que eu te ensino como ser bem melhor...". A impressão que tive é que ela queria mudar o jeito de ser dele, a todo custo, para que ele se "transformasse" naquilo que ela pensa ser o certo.
Mas e o que ele pensa? Será que ele tem que tirar a bermuda só para agradá-la? Lógico que tu não vai sair para jantar fora ou ir em um jantar romântico vestido a camisa do Grêmio. Mas porque não vestir o manto por baixo do uniforme de trabalho, mesmo sentindo a dor da perda do título? Ou então em um passeio descontraído no shopping?
Ainda continuo gostando desta música, mas não sei se ainda acho romântica. Não sei se gostei.
Segue a letra e o vídeo... tire sua conclusão e me conte... comente... solte o verbo (ou a palavra)...
Como Eu Quero - Kid Abelha
Composição : Leoni e Paula Toller
Diz prá eu ficar muda
Faz cara de mistério
Tira essa bermuda
Que eu quero você sério...
Mundo particular
Solos de guitarra
Não vão me conquistar...
Como eu quero!
Uh! eu quero você
Como eu quero!...(x2)
É de um retoque total
Vou transformar o seu rascunho
Em arte final...
Cê tá numa cilada
Cada um por si
Você por mim e mais nada...
Como eu quero!
Uh! eu quero você
Como eu quero!...
Cê vai de mal a pior
Vem que eu te ensino
Como ser bem melhor...
Longe do meu domínio
Cê vai de mal a pior
Vem que eu te ensino
Como ser bem melhor...
(Bem melhor!)...
Putz, só fui pensar no significado da letra HOJE rsrs procurando pela internet achei o blog... é isso mesmo, concordo contigo. A música é nostálgica pra mim mas a letra... bom, não é tão romantica quanto eu achava :(
ResponderExcluir