Pular para o conteúdo principal

O valor de um sorriso

De uns dias pra cá minha moto começou a dar uns estralos estranhos quando acelerava e isso começou a me incomodar, até que foi ficando cada vez mais frequente.

Desconfiava que fosse algo na engrenagem do motor, mais conhecida como pinhão.

Abri a tampa que protege aquela engrenagem e estava cheio de sujeira – areia misturada com graxa. Limpei o que deu e não deu mais barulho. Mas eu não me sentia em paz, odeio fazer as coisas pela metade. Quando eu era criança/adolescente costumava desmontar minha bicicleta para limpar rolamento por rolamento e lubrificar tudinho. Passava horas brincando com as ferramentas. E, como sempre acontecia naquela época, mais uma vez cortei o dedo limpando uma peça. Normal, sou estabanado por natureza, fazer o que? Mas adorava. Na verdade sempre gostei de trabalhos braçais. Incrível como isso alivia a mente, tira todo stress, meio que zera a memória. Com certeza uma verdadeira terapia.

Enton hoje resolvi fazer a coisa certa. Comprei um pouco de diesel, sentei no meio fio da rua, desmontei tudo que podia e fiz uma limpeza de verdade nas peças. Tirei pinhão, abri a correia, engrenagens e com um pincel fiquei pacientemente limpando peça por peça e viajando nos meus pensamentos.

Teve um momento que encostou um motoqueiro perguntando se eu estava com algum problema. Disse que não e expliquei para ele o que estava fazendo. E ele: legal irmão esse capricho que tu tens com tua moto, parabéns!. Fiquei tão contente com esse apoio recebido por um desconhecido, me fez sentir bem. Aliás, tu já reparaste que muitas vezes um simples gesto de alguém transforma nosso dia? Às vezes é algo simples, como um sorriso ou um bom dia, mas gente sente na hora quando é dito com sinceridade e isso toca fundo.

Nunca vou esquecer uma manhã que saí pra trabalhar. Naquele dia não tinha acordado muito bem, tomei meu café minguado e saí pro trabalho. Quando estava esperando o portão abrir, avistei um gari varrendo a rua. Era um senhor já com certa idade, tinha barba e usava óculos. Nunca esqueci sua fisionomia. Quando passei por ele, cumprimentei, desejando-lhe um bom dia. Ele abriu um sorriso e, apesar de faltar alguns dentes, foi um dos sorrisos mais lindos que já recebi. Ele me desejou um bom dia e ótimo trabalho, com seu sorriso estampado no rosto. E isso mexeu forte comigo, me atingiu em cheio. Juro, senti um nó na garganta, pois aquele sorriso foi sincero, assim como aquilo que aquele senhor havia me desejado. Segui meu rumo com um sorriso estampado no rosto e os olhos com lágrimas. Me emocionei com aquilo. Foi um gesto simples, mas para mim teve um significado enorme e transformou meu dia e, de certa forma, minha vida, pois passei a ver certas coisas de forma diferente.

Agora fica a pergunta, quantas vezes eu transformei o dia de alguém? Ou pior, quantas vezes, sem saber ou ter a intenção, eu acabei tirando a alegria de uma pessoa, com meu “bom dia” automático e sem expressão? Ou pior ainda, quantas vezes eu passei por alguém que estava precisando de um sorriso e ficou no vácuo? Sei que vou falar o óbvio, mas as pessoas têm sentimentos e, às vezes, estão num mau momento ou tristes e um sorriso nosso, ou um simples “bom dia” têm um efeito devastador, como aconteceu comigo naquele dia. A verdade é que levamos a vida como se estivesse no piloto automático e os dias começam a ficar iguais, numa rotina sem graça e, com isso, deixamos de perceber as pequenas coisas do dia-a-dia que fazem a vida valer a pena.

Falei bobagem? Faça o teste. Experimente cumprimentar as pessoas de forma diferente, com um sorriso em vez da cara amarrada do dia-a-dia. Deseje um bom dia de forma sincera, realmente desejando um bom dia e sorrindo para esta pessoa. Pode ter certeza de que irás transformar o dia de alguém. O teu com certeza!

“Quando encontrardes um homem cansado demais
para vos dar um sorriso, dai-lhes o vosso.”
(Andrew Carnegie - 1835/1919)

Comentários

  1. Grande Daniel, Ótimo texto e penso da mesma forma... As vezes para pra refletir sobre isso.. =/

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Daniel, ótimo texto... =D

    ResponderExcluir
  3. Olá Daniel.

    Parabéns pelas palavras sábias.

    Acredito muito no poder de um sorriso. Sorrir para todos, sem distinção e preconceitos, alivia a sua e as outras almas.
    Podemos ir mais longe, assim como o motoqueiro, oferecendo nossa generosidade e compaixão. Mesmo que seja apenas ouvir, segurar a porta do elevador, ajudar os seus visinhos a carregar as sacolas do supermercado, dar um chocolate a um desconhecido, ou qualquer outra atitude simples.

    Para conhecimento, também já li artigos que falam sobre o poder do sorriso nos negócios. Então isso não se limita a locais, pessoas, situações. É geral.

    Claro, não somos perfeitos e não vamos conseguir fazer isso o dia todo. Mãããs podemos aumentar a freqüência destes momentos.

    Bom, essa é a minha contribuição para o seu blog ;)

    Abraços meu amigo Daniel

    ResponderExcluir
  4. Ahhh agora por experiência! rs

    Sempre tive o costume de cumprimentar as pessoas do meu condomínio. Recentemente uma nova moradora, aquelas bem “fechadonas” e com expressão de pessoa má, se mudou para o meu condomínio. Em vários momentos a cumprimentei, abri a porta do condomínio, segurei a porta do elevador, e nada. Acho que fiquei mais de um mês tentando “conquistá-la” (rs). E depois de muito sofrimento, quase desistindo, ela sorriu pra mim. Hoje somos amigos de elevador, sempre conversamos e trocamos sorrisos.

    Isso me animou ainda mais. Mas fica aquela pergunta... Além de me deixar mais feliz, será que ela está espalhando sorrisos por ai? Será que de alguma forma eu contribui para o bem estar dela?

    ResponderExcluir
  5. Com certeza contribuiu Helton, um sorriso, quando sincero, alegra a alma de qualquer pessoa. Eu costumo cumprimentar todo mundo, inclusive pessoas que não conheço. Às vezes estou caminhanbdo na rua e alguém me comprimenta, eu retribuo na hora.
    - Conhece essa pessoa da onde?
    - De nenhum lugar... não conheço.
    Várias vezes eu estou com minha camisa do Grêmio ou do São Luiz e algumas pessoas vem conversar, assim do nada, sobre futebol, e eu converso como fossemos amigos há tempos. Acho legal esse tipo de coisa, estar aberto às pessoas.

    ResponderExcluir
  6. "Sorria! Sorrir abre caminhos, desarma os mal-humorados, contamina. Mas sorria com a alma, não apenas com os lábios." (Léa Waider)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Aníbal - Carência (1989)

Aníbal foi um cantor que surgiu em 1989 e, aparentemente, lançou somente um disco. Foi um som que marcou minha adolescência e traz lembranças da terrinha (Ijuí/RS), dos amigos. Para quem quiser conferir, pode baixar o arquivo no 4Shared ( clique aqui ).  

Relógios exóticos

Os seres humanos começaram a contar as horas olhando para cima e definindo a posição do sol. Depois vieram as ampulhetas e os relógios de água. A identidade do criador do relógio mecânico é recheada de controvérsia. Para uns veio do Oriente, já que Carlos Magno teria ganho um mecanismo de medição de horas do califa de Bagdá. Para outros, foi um arcebispo de Verona em 800 d.C., e há quem atribua o fato para o Papa Silvestre 2º. O relógio de bolso surgiu em torno de 1.500 e credita-se a invenção do modelo de pulso a Santos Dumont e Louis Cartier (aqui também há gente que discorda do acontecimento). Seja lá quem foi o pai da sensação de estarmos atrasados, o relógio de pulso pode dizer muito da personalidade de quem usa, já que existem os modelos mais esportivos, outros mais clássicos e até mesmo os vintages. E é um campo fértil para os designers e tecnólogos, por isso selecionamos dez relógios totalmente diferenciados e com alguns a leitura de horas pode ser tão complicada quanto enten

Qual é a maior dificuldade do ser humano?

Pensa rápido: qual é a maior dificuldade do ser humano? Pensou? Bom, eu também não sei, por isso mesmo que perguntei. Mas sinto que as pessoas tem muita resistência à mudança. Não estou falando simplesmente sobre mudar de endereço ou de emprego, mas sim na mudança de hábitos e, principalmente, mudar aquilo que nos deixa infelizes, angustiados ou simplesmente aquele sentimento de insatisfação que vai corroendo por dentro. Ficamos acomodados em nossas vidas mesquinhas, com medo de encarar o desconhecido e aquela situação que era para ser passageira vai se enraizando cada vez mais e, por fim, acaba tomando conta da nossa vida. Lógico, é mais fácil deixar tudo como está e ver no que vai dar do que arregaçar as mangas e ir à luta. “Os barcos estão mais seguros nos portos, mas não foi para isso que foram construídos.” Alguém pode dizer: "ah, melhor ficar com o pouco que tenho do que arriscar e ficar sem nada", ou então "por que começar de novo, numa nova Cidade ou Estado