Pular para o conteúdo principal

Trilha sonora da minha vida

“Onde há música não pode haver coisa má.” Miguel de Cervantes – 1547/1616
 
Dizem que a música, com o passar dos anos, conta nossa história, em suas entrelinhas. Será? Quem sabe... Talvez... Quem sabe...
Há tempos venho pensando nisso e muitas vezes pensei em fazer uma seleção das músicas que mais me marcaram. Músicas que quando ouço rola algum tipo de sentimento ou então saudade de alguma coisa que não sei bem o que é, ou às vezes até sei e finjo não saber. Nem todas têm história, algumas gosto do ritmo, de parte da letra ou simplesmente de uma frase, ou então, lembram momentos que passei: momentos alegres, tristes, coisas simples, do dia-a-dia.
Bom, chega de milongas e vamos à relação, fora de ordem de preferência ou de lembrança...

01. Biafra – Sonho de Ícaro --> Essa é uma música que ouço desde criancinha e que volta e meia estou ouvindo... “cante uma canção em qualquer tom...”

02. Blitz – A Dois Passos do Paraíso --> Sempre me perguntei quem seria o tal do Arlindo Orlando e porque será que desapareceu...

03. Vicente Celestino – O Ébrio --> Meu pai ouvia muito essa música, se identificava com ela. A música é de 1935 e fala da decadência de alguém que buscou conforto na bebida. “... cada parente, cada amigo era um ladrão, me abandonaram e roubaram o que amei...”

04. Daltro – Muito Estranho --> Lembro da minha avó e da época em que ela morava em Ijuí. Certo dia ela comprou um rádio gravador e duas fitas cassete: do Roberto Carlos e de uma novela (Sol de Verão) e essa música fazia parte da trilha sonora.

05. Victor Hugo – Desgarrados --> Ô música linda! Adoro! Volta e meia me pego cantarolando ela: “faziam planos, nem sabiam que eram felizes, olhos abertos, o longe é perto, o que vale é o sonho... sopram ventos desgarrados carregados de saudades... mas o que foi nunca mais será...”

06.   Fábio Júnior – Pai --> Tema de uma novela de 1979 (Pai Herói), foi uma música que me marcou profundamente. Da novela não lembro direito, mas nunca esqueci da música. Quando criança não entendia porque diabos o pai dele era um bandido... hehe.

07.  Karnak – Juvenar --> Conheci a banda numa entrevista do Jô Soares e gostei. E fala de um desejo que está amadurecendo...

08. Gilson – Casinha Branca --> Complemento da música Juvenar, reflete meu sentimento. Não na parte da solidão, mas de ter uma vida mais simples, numa casinha no meio do mato ou pelo menos um pouco mais afastada da civilização, um refúgio da correria do dia-a-dia.

09. Ivan Lins – A Bandeira do Divino --> Ouvi essa música no shopping Bourbon, em Porto Alegre. Lá estava eu a Juliana, olhando as vitrines quando passou uma turma com velas na mão, andando e cantando essa música. Linda!

10. Jessé – Porto Solidão --> “Meu coração/A calma de um mar/Que guarda tamanhos segredos/Diversos naufragados/E sem tempo...”

11.   Luiz Marenco – Destino de Peão --> Passei anos e anos cantarolando partes dessa música, sem saber o nome nem quem cantava. Cresci ouvindo meu pai cantarolando e sempre que ouço bate saudades do seu Franklin, dos poucos momentos que tivemos juntos.

12. Menudo – Se Tu Não Estás --> Menudo?  Ah, fala sério! Mas é sério. Não falei antes que algumas músicas lembram de momentos da minha vida? Enton, foi lá pelos idos anos 80, final dos anos 80, quando o Vilmar foi morar com meu pai. Eles eram primos, meu pai morava sozinho e o Vilmar precisava de um lugar para ficar. E ele tinha algumas fitas cassete com músicas de vários estilos e essa música fazia parte de uma delas e traz à lembrança alguns momentos. Várias vezes o Vilmar ia com a gente buscar pasto de elefante ou funcho para dar para a Filomena e a Gertrudes (duas coelhas) e a gente gostava de conversar com ele e ouvir suas histórias. Uma pessoa bacana que nem sei por onde anda...

13. Os Três Xirus - O Alemão e o Delegado --> Sempre que ouvia essa música ficava imaginando o alemão sentado na delegacia conversando com o delegado...

14. Pato Fu – Vida de Operário --> Momentos em que trabalhei na produção de uma fábrica de calçados... uma experiência legal...

15. Sérgio Reis – Chico Mineiro --> Uma das primeiras músicas que conheci e que sempre tive curiosidade de saber se o tal Chico Mineiro existiu de verdade. Nunca me conformei com o desfecho da história.

16. Sérgio Reis – Filho Adotivo --> Não tem como deixar o Sérgio Reis de fora da minha trilha sonora. Pudera, quando descobri o toca-discos portátil, ouvia direto um disco do Sérgio Reis. Fechei os olhos e lembrei de quando eu tinha uns 7 ou 8 anos e esta eu no tapete da sala, ouvindo esse disco e montando um quebra-cabeças que havia ganhado. Não sei porque, mas nunca esqueci disso.
 
Para quem quiser ouvir, disponibilizei na minha página no 4Shared. Para download, clique aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aníbal - Carência (1989)

Aníbal foi um cantor que surgiu em 1989 e, aparentemente, lançou somente um disco. Foi um som que marcou minha adolescência e traz lembranças da terrinha (Ijuí/RS), dos amigos. Para quem quiser conferir, pode baixar o arquivo no 4Shared ( clique aqui ).  

Qual é a maior dificuldade do ser humano?

Pensa rápido: qual é a maior dificuldade do ser humano? Pensou? Bom, eu também não sei, por isso mesmo que perguntei. Mas sinto que as pessoas tem muita resistência à mudança. Não estou falando simplesmente sobre mudar de endereço ou de emprego, mas sim na mudança de hábitos e, principalmente, mudar aquilo que nos deixa infelizes, angustiados ou simplesmente aquele sentimento de insatisfação que vai corroendo por dentro. Ficamos acomodados em nossas vidas mesquinhas, com medo de encarar o desconhecido e aquela situação que era para ser passageira vai se enraizando cada vez mais e, por fim, acaba tomando conta da nossa vida. Lógico, é mais fácil deixar tudo como está e ver no que vai dar do que arregaçar as mangas e ir à luta. “Os barcos estão mais seguros nos portos, mas não foi para isso que foram construídos.” Alguém pode dizer: "ah, melhor ficar com o pouco que tenho do que arriscar e ficar sem nada", ou então "por que começar de novo, numa nova Cidade ou Estado

Relógios exóticos

Os seres humanos começaram a contar as horas olhando para cima e definindo a posição do sol. Depois vieram as ampulhetas e os relógios de água. A identidade do criador do relógio mecânico é recheada de controvérsia. Para uns veio do Oriente, já que Carlos Magno teria ganho um mecanismo de medição de horas do califa de Bagdá. Para outros, foi um arcebispo de Verona em 800 d.C., e há quem atribua o fato para o Papa Silvestre 2º. O relógio de bolso surgiu em torno de 1.500 e credita-se a invenção do modelo de pulso a Santos Dumont e Louis Cartier (aqui também há gente que discorda do acontecimento). Seja lá quem foi o pai da sensação de estarmos atrasados, o relógio de pulso pode dizer muito da personalidade de quem usa, já que existem os modelos mais esportivos, outros mais clássicos e até mesmo os vintages. E é um campo fértil para os designers e tecnólogos, por isso selecionamos dez relógios totalmente diferenciados e com alguns a leitura de horas pode ser tão complicada quanto enten