Pular para o conteúdo principal

Minhas coisas

Ontem comprei uma caixa de ferramentas (vazia) e uma caixinha plástica para organizar meus parafusos. A ideia era eliminar a outra caixinha que eu tinha (tenho hehe), menor, onde eu guardava meus “brinquedinhos”. Mas aí organiza aqui, arruma ali e adivinha?! Achei uma função para a caixinha menor e agora tenho duas caixas de ferramentas. Pai e filho. E assim é vida, a gente sempre acaba guardando coisas aparentemente inúteis, que a gente não precisa. Ah, mas um dia a gente pode precisar, e aí? Viu, guardei e agora posso usar.  Mas será que isso realmente acontece? Quantas coisas a gente guarda e nunca mais mexe... Ficam lá, guardadas, ocupando espaço. E espaço é algo que está escasso. Imagina mudar de um apartamento do tamanho de uma caixa de fósforos FIATLUX, tipo palito grande para uma caixinha de fósforos pequena, daquelas que a gente enchia de moedas para fazer os goleiros de futebol de botão. É a mesma comparação entre salário x mês: sempre o mês é maior! Hehe.

A verdade é que sentimos ciúmes das nossas coisas e se livrar delas seria como tirar um pedaço da gente. Tá exagerei, mas muitas vezes acontece algo parecido sim. E ontem estava eu organizando meus pregos, parafusos, buchinhas e faltou espaço para guardar tudo. Alguns parafusos e coisas que nem sei pra que servem teriam que ir pro lixo. Oh dúvida cruel. E agora?  Como saber se daqui um tempo não irei precisar justamente daquele parafuso? E aquela peça plástica com formato sinistro, um dia pode servir para alguma coisa... Algum dia... Algum dia... Vai passar o tempo, chegar o dia do algum dia e aquela pecinha sinistra ainda vai estar ali e vou acabar usando outra pecinha, mais sinistra ainda que guardei também.

O que acontece é que somos moldados por nossas experiências de vida e, no meu caso, faz sentido. Tive uma infância pobre, morava em uma casa de madeira, velha, quase caindo e precisava de muitas reformas. Eu tinha, sei lá, pouco mais de 10 anos e era o “homem” da casa. Então sei lá de onde apareceu, mas eu tinha um martelo que vivia saindo do cabo e “assaltava” os pregos e parafusos do meu tio para fazer minhas reformas. Um dia fui pegar uns pregos e meu tio não gostou (eu disse que sentimos ciúmes das nossas coisas) e me perguntou por que eu não comprava meus próprios pregos? Lembro dessa cena como se fosse hoje. Doeu. Não tinha dinheiro para comprar e naquele tempo não havia lojas de materiais de construção em cada esquina. Comprar como? Mesmo me sentindo humilhado peguei aqueles pregos e fiz o que tinha que ser feito. Mas foi a última vez. A partir daquele dia eu ia ter minhas próprias ferramentas e materiais. E foi aí que comecei a “colecionar” coisas. Guardava cada prego e parafuso enferrujado que encontrava. Sabe aqueles pregos tortos de restos de construção? Pra mim tinham grande valor.

Sério, entendo a atitude do meu tio, não foi por maldade. Ele também tinha ciúmes das coisas dele, devidamente organizadas em latinhas de Nescau. Não guardo mágoas, muito pelo contrário, adoro meu tio e aprendi muito com ele. Sempre foi uma referência para mim. Mas foi algo que marcou minha vida. E agora tenho que escolher o que guardar e o que jogar fora. Oh dia! Oh vida! Oh azar! Hehe.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aníbal - Carência (1989)

Aníbal foi um cantor que surgiu em 1989 e, aparentemente, lançou somente um disco. Foi um som que marcou minha adolescência e traz lembranças da terrinha (Ijuí/RS), dos amigos. Para quem quiser conferir, pode baixar o arquivo no 4Shared ( clique aqui ).  

Relógios exóticos

Os seres humanos começaram a contar as horas olhando para cima e definindo a posição do sol. Depois vieram as ampulhetas e os relógios de água. A identidade do criador do relógio mecânico é recheada de controvérsia. Para uns veio do Oriente, já que Carlos Magno teria ganho um mecanismo de medição de horas do califa de Bagdá. Para outros, foi um arcebispo de Verona em 800 d.C., e há quem atribua o fato para o Papa Silvestre 2º. O relógio de bolso surgiu em torno de 1.500 e credita-se a invenção do modelo de pulso a Santos Dumont e Louis Cartier (aqui também há gente que discorda do acontecimento). Seja lá quem foi o pai da sensação de estarmos atrasados, o relógio de pulso pode dizer muito da personalidade de quem usa, já que existem os modelos mais esportivos, outros mais clássicos e até mesmo os vintages. E é um campo fértil para os designers e tecnólogos, por isso selecionamos dez relógios totalmente diferenciados e com alguns a leitura de horas pode ser tão complicada quanto enten

Qual é a maior dificuldade do ser humano?

Pensa rápido: qual é a maior dificuldade do ser humano? Pensou? Bom, eu também não sei, por isso mesmo que perguntei. Mas sinto que as pessoas tem muita resistência à mudança. Não estou falando simplesmente sobre mudar de endereço ou de emprego, mas sim na mudança de hábitos e, principalmente, mudar aquilo que nos deixa infelizes, angustiados ou simplesmente aquele sentimento de insatisfação que vai corroendo por dentro. Ficamos acomodados em nossas vidas mesquinhas, com medo de encarar o desconhecido e aquela situação que era para ser passageira vai se enraizando cada vez mais e, por fim, acaba tomando conta da nossa vida. Lógico, é mais fácil deixar tudo como está e ver no que vai dar do que arregaçar as mangas e ir à luta. “Os barcos estão mais seguros nos portos, mas não foi para isso que foram construídos.” Alguém pode dizer: "ah, melhor ficar com o pouco que tenho do que arriscar e ficar sem nada", ou então "por que começar de novo, numa nova Cidade ou Estado