“Os homens julgam mais com a vista do que com o tato,
eis que ver é dado a todos, sentir a poucos.
Todos vêem o que parece ser, poucos sentem o que és.”
MAQUIAVEL
Outro dia saí mais cedo para o trabalho e estavam passando dois transeuntes, sendo que um deles carregava uma torquês (para os desavisados é parecido com um alicate, porém, maior) e logo bateu aquela preocupação e a primeira coisa que veio à cabeça foi que ambos eram "negociantes de produtos alheios", pensei até em chamar a polícia para dar uma averiguada. Segui meu rumo e dando umas olhadas para trás. No dia seguinte saí mais cedo novamente e quem eu vejo na rua? As mesmas duas figurinhas, com seus instrumentos na mão. Dei uma observada melhor e já não achei mais eles com jeito de “negociantes”. E nos dias que se seguiram foi a mesma coisa, os dois caminhando tranquilamente rumo ao trabalho deles. Deduzi que trabalham na construção civil e são pessoas de bem. Mas a primeira impressão foi bem diferente.
Quantas vezes nos apegamos às primeiras impressões, julgando ou definindo características a pessoas que mal conhecemos? E na maioria das vezes nem é bem assim, muito pelo contrário, perdemos a oportunidade de talvez conhecer pessoas extraordinárias, mas que passaram batidas pelo simples fato de termos criado um pré-conceito. Infelizmente isso acontece com muito mais frequência que imaginamos e raras são as vezes que percebemos isso. Já imaginou se, no alto do meu medo (ou seria ignorância?), eu tivesse chamado a polícia? Provavelmente teriam tirado as mesmas conclusões e todo mundo sabe o que acontece nessas situações.
A partir de agora vou tentar ver o mundo e as pessoas de uma forma diferente, tentar não julgar ou tirar conclusões sobre algo que desconheço, ou tenho pouco conhecimento. Se a primeira impressão é a que fica, vou tentar não ser tão negativo assim com pessoas que tendem a ser “diferentes” ou que estão alheios aos meus conceitos.
Ah, mas eu vejo um colorado e logo classifico de burro... ninguém que tenha um QI consideravel pode torcer pelo Inter.
ResponderExcluir