Dias atrás eu e um amigo estávamos conversando quando, em um salão ao lado, começou a tocar a música TEMPO PERDIDO, da Legião Urbana (ou seria do Legião Urbana, nunca sei qual é o certo, enton vou revezando, às vezes escrevo de um jeito, às vezes de outro e a vida segue seu rumo...).
Mas como eu ia dizendo, tocou a tal música e não é que o cidadão não conhecia?! Fiquei indignado! Xinguei até: “pô, como tu não conhece Legião Urbana? Em qual país tu vive?”. Na verdade ele até conhece Legião, ou melhor, algumas músicas da Legião (ou seria do? Ah, não importa). Fiquei pensando nisso e o fato é que o cara não tem obrigação nenhuma de conhecer Legião, afinal de contas, ele nem era nascido naquela época. O que de certa forma é uma pena, não que seja bom ser “velho”, mas a década de 80 e início dos anos 90 foi em minha opinião, a mais rica musicalmente, sem sombra de dúvida. É covardia comparar as bandas de hoje com as daquela época. Tá me chame de saudosista, me acuse de viver no passado, mas as músicas tinham letras que diziam algo, expressavam algum sentimento ou traziam alguma mensagem. A gente se identificava com as letras, parecia que o compositor estava falando da tua vida, ou melhor, o cara conseguia colocar em uma letra de música tudo aquilo que tu estavas sentindo e queria dizer, mas não sabia como se expressar. Eram músicas românticas, filosóficas, ou então, críticas vorazes contra o “sistema”.
Em uma entrevista, o Renato Russo contou que, certa vez, um cidadão veio pra cima dele xingando, reclamando que ele não tinha o direito de escrever sobre a vida dele... E tem músicas que somente pessoas que vivenciaram aquela época podem entender seu real significado. Não estou menosprezando a capacidade intelectual de ninguém, por favor, não me entenda mal, mas naquela época as coisas eram muito diferentes, em relação a tudo, desde o acesso a informação até a forma como as crianças e adolescentes eram educadas. Os conceitos e as ideias eram diferentes. Mas isso é assunto para outro dia...
Para matar a saudade de alguns e apresentar a música para outros, segue o vídeo da música TEMPO PERDIDO.
Comentários
Postar um comentário